COMUNICAÇÃO COM OS PÚBLICOS ESTRATÉGICOS

O acesso democrático às informações, seja para investidores individuais ou institucionais, é uma exigência legal. A CVM explicita, em sua regulamentação, que todos devem ser informados ao mesmo tempo e com a mesma qualidade de informação por meio de mídia, reuniões públicas, sites de RI etc. O FUNDAMENTAL É QUE O PRINCÍPIO DO ACESSO IGUAL E SIMULTÂNEO SEJA RESPEITADO E TODOS OS PÚBLICOS RECEBAM O MESMO TRATAMENTO.

Para a companhia aberta isso não deve ser apenas uma exigência da regulamentação ou uma grande evolução, mas precisa ser compreendido como uma decorrência normal da rotina no mercado. Entretanto, embora os recursos tecnológicos permitam que as informações sejam divulgadas em tempo real para todos, é preciso levar em conta as diferentes demandas dos públicos. Uma comunicação eficaz deve prover as informações necessárias e sem juízo de valor.

O RI cumpre o papel de principal provedor de informações ao mercado de capitais, porém a tomada de decisão de investimento cabe ao investidor.

A mesma informação disponível para o investidor institucional, gestor profissional, analista e outros interessados, com tempo e condições teóricas e técnicas para avaliar seu impacto, pode não ter significado relevante para o investidor individual. Cabe ao RI, nesse aspecto, organizar a oferta de material para que a informação esteja disponível de modo aberto e democrático a todos, porém sempre com uma abordagem mais atraente para cada tipo de público, otimizando, assim, sua comunicação com os interessados.

Além dos investidores, a comunicação da companhia deve ser tratada pela área de RI como um instrumento estratégico de contato com seus diversos públicos: profissionais do mercado, órgãos reguladores e autorreguladores, bolsas de valores, universidades, entidades e instituições, dentre outros.

O profissional de RI tem como responsabilidade assegurar que esse contato traga o máximo de transparência e transmita segurança ao mercado, cuidando também de resguardar as grandes estratégias da companhia sem prejudicar a divulgação de sua real situação. Cabe ao RI programar e conduzir os contatos com o mercado de maneira equilibrada e transparente.