PAPEL DA ÁREA
DENTRO DA
COMPANHIA

Ao mesmo tempo em que aumenta a percepção das companhias a respeito da importância do mercado de capitais e da adoção dos melhores padrões de governança corporativa como fonte de criação de valor, cresce o papel estratégico e o escopo do RI. A posição, antes resumida apenas a esclarecimentos superficiais ao mercado, passou a estar presente nas mesas da alta administração e nos principais fóruns corporativos de discussões da maior parte das companhias abertas brasileiras.

O público-alvo da área de RI são analistas, gestores de fundos e pessoas físicas que buscam alternativas de investimentos. No entanto, o profissional se relaciona também com jornalistas, agências de rating, estudantes, entidades do governo, institutos de pesquisa, dentre outros.

O público, ou cliente, primário do RI são analistas, gestores de fundos e pessoas físicas que buscam alternativas de investimentos, em conjunto usualmente denominados investidores. Como em um programa de marketing, a comunidade de investidores é o público- alvo dos profissionais de RI, sendo fundamental que suas demandas sejam constantemente identificadas, prezando sempre pela correta comunicação dentro dos princípios éticos da profissão.

A área de RI deve estar presente no dia a dia das companhias abertas e dos agentes do mercado, o que tende a se acentuar no caso de empresas que pretendem ingressar ou das que já estão nos níveis diferenciados de governança corporativa da BM&FBOVESPA. A importância hierárquica e a valorização da área de RI estão vinculadas aos objetivos de transparência e boas práticas de governança como elemento de geração de valor.

Em termos de estrutura de reporte, de acordo com a pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) de 2010, no Brasil 62,2% das áreas de RI reportavam ao Diretor Financeiro (CFO) e 9,66% ao Direto de RI.

Nos Estados Unidos, segundo dados do National Investors Relations Institute (NIRI), 80% dos profissionais de RI de empresas que constam do Fortune 500 respondem para o CEO ou CFO. Mesmo entre as empresas fora do Fortune 500, cerca de 20%, os profissionais de RI já respondem diretamente aos presidentes executivos. O que significa que muitas empresas mantêm diretorias próprias dedicadas à atividade, vinculadas diretamente ao principal executivo. Essa posição reflete o grau de valorização da atividade e aponta para o potencial de desenvolvimento da área no Brasil.

A definição das atividades de RI e o grau de responsabilidade atribuído aos profissionais da área variam de acordo com as características corporativas e com o nível de excelência que a empresa pretende atingir no mercado de capitais.

Facilitar o trânsito da área na alta administração ajuda a minimizar potenciais conflitos e a reduzir riscos inerentes ao exercício da atividade de RI, abrindo caminho para melhores resultados.

Atribuições básicas da área de RI*

  • Atuação como porta-voz da companhia na comunicação com o mercado e com a imprensa, seja esta especializada ou não.
  • Relacionamento com os órgãos reguladores, entidades e instituições do mercado, bolsas de valores e mercados de balcão.
  • Otimização e diversificação da base acionária.
  • Avaliação contínua das respostas do mercado à atuação da companhia e promoção de reflexão interna com outras áreas da empresa.
  • Contribuição para definir a estratégia corporativa e geração de ideias que agreguem valor.
  • Desenvolvimento da cultura de companhia aberta junto ao público interno.
  • Integração do programa de comunicações entre as diversas áreas da empresa.
  • Planejamento e execução da rotina de divulgação de informações periódicas e eventuais.
  • Acompanhamento das avaliações/análises feitas sobre a companhia, bem como das condições de negociação dos valores mobiliários da empresa.
  • Coordenação e acompanhamento dos serviços aos acionistas e respectivas assembleias.
  • Reuniões públicas e individuais com analistas de investimento, acionistas e investidores potenciais.
  • * As atividades estão detalhadas neste e nos capítulos seguintes.

 

O FÁCIL ACESSO DO PROFISSIONAL DE RI DENTRO DA COMPANHIA É INDISPENSÁVEL: O DEPARTAMENTO DE RI DEVE OBRIGATORIAMENTE CIRCULAR PELAS OUTRAS ÁREAS E TER ACESSO EFETIVO AO QUE ACONTECE NO COTIDIANO DA EMPRESA, RECEBER INFORMAÇÕES ATUALIZADAS E ACOMPANHAR DIARIAMENTE O FLUXO DE NOVIDADES TECNOLÓGICAS, FINANCEIRAS, MERCADOLÓGICAS, JURÍDICAS E DE COMUNICAÇÃO. A CAPACIDADE DE INTERAÇÃO COM AS DEMAIS ÁREAS DA EMPRESA PODE FAZER TODA A DIFERENÇA PARA GARANTIR O SUCESSO DA POLÍTICA DE RELACIONAMENTO COM OS AGENTES DO MERCADO.

EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS, O APOIO DO TOPO DA ADMINISTRAÇÃO E O ENGAJAMENTO DO PRESIDENTE EXECUTIVO EM FORTALECER AS ATIVIDADES DE RI SÃO FUNDAMENTAIS.