ELABORAÇÃO DE UM ORÇAMENTO PARA AS ATIVIDADES DE RI

O prestígio e a importância das atividades de RI nas companhias abertas no Brasil estão em trajetória ascendente ano a ano, conforme reitera a pesquisa do Ibri desenvolvida em parceria com a Fipecafi, em sua edição relativa ao ano de 2010. De acordo com 40% dos profissionais entrevistados, a área de RI está prestigiada dentro das companhias.

Essa percepção afeta positivamente a elaboração do orçamento destinado às atividades de RI, seja nas empresas de pequeno, médio ou grande porte. A pesquisa Ibri/Fipecafi reflete respostas de 112 profissionais de RI, sendo 22% companhias com faturamento líquido anual acima de R$10 bilhões), 16% de R$5 bilhões a R$10 bilhões e 33% de R$1 bilhão a R$5 bilhões, 14% de R$500 milhões a R$1 bilhão e 15% até R$500 milhões.

Esses 112 profissionais representam 82 empresas, sendo 58 de grande porte, 11 de médio e 13 de pequeno porte. (informações detalhadas e histórico da pesquisa estão disponíveis no site do Ibri (www.ibri.org.br).

Pelo levantamento, a área de RI tem 7,39% de estagiários, 52,27% analistas/assistentes, 11,36% coordenadores/supervisores, 19,32% gerentes/chefes e 9,68% superintendentes/Diretores não estatutários.

Os gastos com relatórios e demonstrações contábeis, dependendo da política da companhia, podem ser divididos entre as áreas de RI, Contabilidade e Marketing, mas os relatórios trimestrais (divulgados em reuniões públicas, por exemplo) devem ser incluídos, necessariamente, no orçamento da área de RI.

No que diz respeito ao orçamento anual da área de RI, foram pesquisados dois tópicos: (i) os relativos à comunicação, publicidade (inclusive legal) e serviços de terceiros; e (ii) estrutura física de pessoal com respectivos encargos.

Assim, quanto ao tópico (i), 22,6% das 82 companhias alegaram investir até R$500 mil; 34,07% de R$500 mil a R$1 milhão; 10,67% de R$1 milhão a R$ 1,5 milhão; 6,67% de R$1,5 milhão a R$2 milhões; e 17,33% mais de R$2 milhões. Quanto ao tópico (ii), 35,14% das 82 companhias alegaram investir até R$500 mil; 25,68% de R$500 mil a R$1 milhão; 10,81% de R$1 a R$1,5 milhão; 2,7% de R$1,5 a R$2 milhões; e 8,11% mais de R$2 milhões.

A ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO PARA O DEPARTAMENTO DE RI DEVE LEVAR EM CONTA ALGUNS ITENS IMPRESCINDÍVEIS A TODAS AS COMPANHIAS ABERTAS, ALÉM DE NECESSIDADES E CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DE CADA EMPRESA.

Dentre os itens básicos na rotina da área de RI, estão as despesas para a realização de reuniões públicas com analistas, elaboração e atualização de site de RI, reuniões com investidores, elaboração e publicação de relatório anual e dos relatórios trimestrais; relatório anual on-line, balanços e teleconferências.

Também devem ser levados em consideração os gastos com publicidade legal, remuneração de serviços jurídicos (algumas empresas consultam advogados externos quando da elaboração de fatos relevantes ou quando do recebimento de questionamentos por parte da CVM ou BM&FBOVESPA), traduções e estudos de percepção, divulgação da companhia em redes internacionais de informação (wires) e programas de treinamento e educação continuada em RI.

Pelo levantamento do Ibri, 79,3% das companhias terceirizam a elaboração dos relatórios anuais e trimestrais, entre os quais podem ser destacados aqueles voluntariamente distribuídos principalmente em reuniões públicas e reuniões individuais, entre outros serviços da área de RI.

Algumas companhias terceirizam a organização de teleconferências, envio de releases para mailing, manutenção e atualização de site de RI, traduções, estudos de percepção, realização de road shows internacionais e relacionamento com a imprensa internacional. A terceirização, entretanto, ainda apresenta baixo nível de satisfação para as companhias. Dentre os consultados, apenas 8,7% atribuíram nota máxima aos serviços terceirizados.

Uma companhia com presença internacional ou emissora de títulos no mercado externo (DRs) deve incluir em seu orçamento uma previsão anual para fazer frente aos potenciais gastos com material publicitário, road shows internacionais, teleconferências e entrevistas coletivas para a imprensa internacional.

As despesas da área de RI podem ser compartilhadas, em muitos casos, pelos bancos e agentes depositários em caso de emissão de DRs. Essas instituições utilizam critérios próprios para definir a disponibilidade desses recursos, dependendo de seu interesse na disputa pela operação. Segundo a pesquisa, 21,95% das companhias promoveram pelo menos dois road shows ao ano, 42,14% deles nos Estados Unidos.