PRESENÇA
EM COMITÊS

Cada vez mais as organizações estão criando comitês específicos de discussão, de modo a obter melhores iniciativas e soluções de assuntos de seu interesse, tais como os de divulgação, negociação, sustentabilidade e de governança. Por servirem de fórum de discussão importante à administração, a área de RI, como introdutória e incentivadora de boas práticas de governança, deveria estimular e suportar a sua criação e manutenção, desde que seja aplicável e benéfico à companhia.

O comitê de divulgação discute amplamente como a empresa deve proceder na divulgação de suas diversas informações ao mercado, quais as melhores práticas nesse sentido e como fazer comparativos entre a empresa e a concorrência, dentre outros pontos.

O comitê de negociação discute, por exemplo, as práticas de controle sobre pessoas que possuem informações privilegiadas dentro da companhia. Ao comitê de sustentabilidade cabe analisar fatores como a política e a postura socioambiental da companhia. Já o comitê de governança é diretamente centrado nas questões específicas desse tema, buscando debater as melhores práticas e avaliar como são ou poderão ser implantadas.

O RI – QUE TEM CONQUISTADO GRADUALMENTE ASSENTOS NOS COMITÊS – DEVE APROVEITAR O CANAL COMO FONTE DE INFORMAÇÕES E DE ACESSO À ESTRATÉGIA CORPORATIVA, BEM COMO FORMA DE LEVAR À ADMINISTRAÇÃO A PERCEPÇÃO DO MERCADO. A abertura desse tipo de discussão dentro da estrutura corporativa já é uma grande conquista e a participação do RI é um passo a mais para o fortalecimento da atividade.