INTERNET: MEIO DEMOCRÁTICO DE INFORMAR

Os diversos mecanismos de comunicação com o público por meio da internet garantem à companhia um meio rápido, eficiente, eficaz e democrático de difusão de informações. A evolução constante da Tecnologia da Informação (TI) permite que os profissionais de RI avancem a cada dia nesse campo, encontrando soluções novas para atingir seus públicos.

É fundamental que haja permanente atualização das informações, que devem ser acompanhadas por seu histórico completo, especialmente no caso das informações financeiras. Os chats em linha com corretoras de valores colocam os investidores ao lado de analistas para questionar e avaliar as informações divulgadas pelas companhias. Avisos por e-mail e outros mecanismos contribuem para ampliar esse acesso e devem ser utilizados com critério pela área de RI. Transmissão de eventos e divulgação de comunicados à imprensa (press releases) pela internet também facilitam e ampliam esse contato.

O uso de sites requer critérios bastante rigorosos de qualidade. O conteúdo das informações financeiras é requisito fundamental e deve ter profundidade. A versão eletrônica dos comunicados, anúncios de dividendos, relatórios e outros dados deve ser interativa, até porque não há limites de capacidade.

Os sites de RI são uma interface que permite aos investidores não apenas gerenciar informações on-line, mas também acessar e interagir diretamente com a área de RI.

O site de RI precisa conter informações da companhia, como relatórios anuais, demonstrações financeiras trimestrais e press releases; e informações de terceiros, como oscilações do mercado, preços de ações, opinião de analistas, informações setoriais e principais indicadores. O material deve ser organizado em menus de fácil acesso, atendendo também às necessidades dos investidores menos experientes nesse tipo de navegação. Além de manter sites em português e inglês, uma tendência importante e que já tem sido adotada por diversas companhias brasileiras é a segmentação de acordo com o perfil do investidor, oferecendo sites diferenciados para pessoas físicas, jurídicas, analistas e investidores institucionais, entre outros. Com isso, facilita-se o entendimento das informações sobre a companhia para os seus diversos públicos.

E-mail alerta

Ferramenta utilizada com divulgações de resultados ou comunicados (fatos relevantes ou não), o e-mail alerta busca difundir a informação da maneira mais rápida possível ao investidor e ao mercado em geral, disponibilizando o conteúdo do comunicado nas caixas de correio dos cadastrados. Por sua praticidade (e baixo custo), tem sido um ótimo meio de comunicação entre profissionais do mercado financeiro e o público em geral.

Por informar com extrema agilidade, o e-mail alerta deveria ser disparado concomitantemente com a divulgação nos meios oficiais (CVM e outros) e com a atualização do site.

Como ferramenta de comunicação, as mídias sociais e blogs têm se destacado por sua incrível rapidez e praticidade. Seu desenvolvimento para comunicação com o mercado de capitais, no entanto, não se deu de maneira tão rápida quanto à introdução de outras tecnologias. Muito se tem discutido sobre sua aplicação nesse mercado, uma vez que esses canais ainda não atingiram popularidade representativa em bancos e fundos de investimentos, diferentemente da realidade de investidores individuais que os utilizam diariamente não só para entretenimento, mas também como fonte de informação.

 

OS SITES DE RI TÊM EVOLUÍDO DE TAL MODO QUE CHEGAM ATÉ A OCUPAR, EM ALGUNS CASOS ESPECÍFICOS, O PAPEL DE SITE INSTITUCIONAL DA COMPANHIA.

A APLICAÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS DENTRO DO PROGRAMA DE RI DEVE SER CUIDADOSAMENTE AVALIADA.

É RECOMENDÁVEL A CRIAÇÃO DE FLUXO DE TRABALHO E ESTABELECIMENTO DE PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS E DE ATENDIMENTO A PESSOAS QUE FIZEREM CONTATO POR ESSES CANAIS, ALÉM DE MONITORAMENTO CONSTANTE DO QUE SE É FALADO E RETRANSMITIDO PELAS REDES SOCIAIS, QUE TÊM UM EFEITO MULTIPLICADOR RÁPIDO E NÃO CONTROLADO PELA COMPANHIA.

NESSE SENTIDO, O ESTABELECIMENTO DE NORMAS E DIRETRIZES INTERNAS REVELA-SE DE ESPECIAL IMPORTÂNCIA, EVITANDO-SE, POR EXEMPLO, A CONFUSÃO ENTRE O USO PRIVADO E INSTITUCIONAL DESSAS FERRAMENTAS.