REUNIÕES INDIVIDUAIS

As reuniões individuais – também chamadas de reuniões restritas – e as teleconferências são contatos indispensáveis entre a área de RI e os investidores. Esses encontros dão oportunidade de um diálogo ágil para identificar as eventuais dúvidas e esclarecê- -las. SE OS PORTA-VOZES DA EMPRESA, INADVERTIDAMENTE, DIVULGAREM INFORMAÇÃO NÃO PÚBLICA, É DEVER DO RI COMUNICAR O FATO IMEDIATAMENTE AO MERCADO EM GERAL, POR MEIO DOS ÓRGÃOS REGULADORES, CONFORME PROCEDIMENTO DESCRITO NA LEGISLAÇÃO E NAS REGULAMENTAÇÕES APLICÁVEIS.

Nas reuniões individuais, o contato é feito sempre pessoalmente com o gestor de recursos, com o analista ou o próprio investidor. A periodicidade e a forma de organização variam bastante, de acordo com a necessidade dos interlocutores e sua demanda por informações.

Caso uma menção involuntária sobre fato relevante não público tenha ocorrido, no Brasil ou no exterior, durante reunião restrita, sua divulgação deve ser imediata, homogênea e simultânea aos órgãos reguladores, às bolsas de valores em que os valores mobiliários da companhia sejam listados, ao mercado em geral, inclusive para as agências especializadas em comunicação financeira, além de publicada no site da companhia, nos termos da Instrução CVM 358/02.

A companhia deve manter um registro dos porta-vozes autorizados e informar os interessados em obter as suas informações. Além disso, deve analisar a viabilidade do registro do teor das informações trocadas com os profissionais de investimentos e imprensa nas reuniões restritas. OS REPRESENTANTES DA ÁREA DE RI DEVERÃO ESTAR CAPACITADOS PARA IDENTIFICAR PERGUNTAS CAPCIOSAS, FEITAS A FIM DE PROVOCAR O VAZAMENTO DE UMA RESPOSTA RELEVANTE, E RECUSAR-SE A RESPONDÊ-LAS.

Todos os roteiros e eventuais materiais a serem utilizados nas reuniões restritas, tais como apresentações, flyers e hand-outs, devem ser revistos periodicamente pelos responsáveis da companhia para opinarem sobre a sua validade, sugerirem eventuais alterações ou mesmo bloquearem o seu uso.

Pesquisa Ibri/Fipecafi

35,5%
das empresas de grande porte
fazem mais de 3 reuniões
semanais com investidores
72,3%
das reuniões públicas com
analistas são promovidos nos
estados de São Paulo (52,7%)
e Rio de Janeiro (19,6%)

* Mais detalhes e histórico das pesquisas Ibri/Fipecafi no site www.ibri.com.br.