RELAÇÕES COM INVESTIDORES: O QUE É?

Relações com Investidores é um conjunto de atividades, métodos, técnicas e práticas que, direta ou indiretamente, propiciem a interação das áreas de Contabilidade, Jurídica, Planejamento Estratégico, Comunicação, Marketing e Finanças, com o propósito de estabelecer uma ligação entre a administração da empresa, os acionistas (e seus representantes) e os demais agentes que atuam no mercado de capitais integrando a comunidade financeira nacional ou internacional.

A evolução da área de Relações com Investidores acompanha a crescente necessidade das companhias de buscarem alternativas de financiamento, desempenhando, assim, papel fundamental na construção de um mercado de capitais cada vez mais fortalecido no País.

O exercício eficaz da profissão depende, em primeiro lugar, da criação e da disseminação de uma cultura de empresa de capital aberto junto ao público interno, desde a alta administração até o chão de fábrica ou os níveis mais operacionais da organização, passando também pelos clientes, consumidores, parceiros, fornecedores e terceirizados.

Determinar objetivos estratégicos e, com base nesse planejamento, estabelecer o tamanho e o status da área de RI dentro da companhia são passos essenciais para as empresas que chegam ao mercado. Para as que já estão presentes, a reavaliação constante de metas e de resultados de RI é vital, até porque um programa bem desenhado no passado pode ficar defasado diante das novas realidades do mercado, das eventuais alterações na forma de inserção da companhia junto à comunidade de investidores, do incessante crescimento dos recursos tecnológicos e conhecimento humano que surgem a cada ano.

Assim como em outras áreas estratégicas dentro da companhia, a atualização e o aprimoramento da área de RI podem significar um diferencial de qualidade para a reputação corporativa da companhia aberta. Isso contribui para que o programa de RI possa esclarecer os eventuais ruídos de comunicação entre a organização e seus diversos públicos.

 

CABE AO PROFISSIONAL DE RI ATUAR NÃO SOMENTE COMO FORNECEDOR DE INFORMAÇÕES DA COMPANHIA AOS PÚBLICOS ESTRATÉGICOS COMO TAMBÉM ALIMENTAR A COMPANHIA COM RETORNO (FEEDBACK) DO MERCADO, TRAZENDO EXPECTATIVAS E DEMAIS INFORMAÇÕES DO MERCADO. O RESULTADO DESSE TRABALHO É O APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS INTERNAS E O MELHOR ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DO MERCADO.