PROGRAMA DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES

Os objetivos do programa de RI podem ser resumidos de maneira relativamente simples: FORNECER TEMPESTIVAMENTE BOA INFORMAÇÃO PARA ANALISTAS E INVESTIDORES, AMPLIAR E GERIR A BASE ACIONÁRIA, IDENTIFICANDO OS INVESTIDORES MAIS ADEQUADOS AO PERFIL DA COMPANHIA, MOLDAR A MENSAGEM CORPORATIVA DE FORMA QUE TRANSMITA CLARAMENTE SEU VALOR E ENVIAR INFORMAÇÕES ESTRUTURADAS SOBRE AS PERCEPÇÕES DO MERCADO PARA A ALTA ADMINISTRAÇÃO.

Embora essas metas sejam relativamente simples de listar, os meios para atingi-las podem ser complexos, requerendo vários tipos diferentes de recursos analíticos e estratégias de comunicação. O RI, portanto, é um meio de acesso às informações estratégicas, tanto do lado dos investidores quanto da companhia.

A divulgação de informações para fora da empresa deve estar alinhada entre a alta administração e a área de relações com investidores.

A informação é um grande ativo e um diferencial na tomada de decisão do investidor, que minimiza incertezas (ou riscos) e, consequentemente, o custo de capital.

O programa de RI deve ser elaborado e executado sempre a partir de um conhecimento profundo do setor e da organização; deve prestar atendimento a todo o universo de públicos estratégicos e contar, internamente, com informações relativas às principais questões que surjam no dia a dia da vida societária.

A diversidade de ações é extensa e vai desde explicações para justificar critérios de avaliação de determinado ativo contábil até informações detalhadas sobre estratégias de parceria no mercado, passando pelas questões regulatórias e direitos dos acionistas.

ASSIM, O PROFISSIONAL DE RI PRECISA ESTAR MUITO BEM INFORMADO, CONHECER AS ESTRATÉGIAS, ENTENDER O SETOR, A LEGISLAÇÃO E A REGULAMENTAÇÃO PERTINENTES PARA DIVULGAR AOS AGENTES DO MERCADO DE CAPITAIS, QUE DEMANDAM, DENTRE OUTRAS INICIATIVAS, INFORMAÇÕES MAIS DETALHADAS SOBRE O DESEMPENHO DAS COMPANHIAS E NÍVEIS DE TRANSPARÊNCIA E EQUIDADE.

Dessa forma, as áreas de RI devem estruturar-se para acompanhar as exigências do mercado, que as obrigam a ir além de itens econômicos, financeiros, contábeis e registros gerenciais de produção e comércio. Empresas que dão real valor ao mercado são pró-ativas em suas ações de RI, estão sempre munidas de bons estudos de targeting de investidores atuais e potenciais, antecipam as demandas do mercado e vendem-se para os investidores exatamente como são, conseguindo eliminar as lacunas entre seu valor justo e a sua cotação em bolsa ou mercado de balcão.