PORTA-VOZ DO MERCADO NA COMPANHIA ABERTA

A capacidade de identificar e avaliar as reações do mercado frente às estratégias e às iniciativas da companhia representa um poderoso instrumento de informação a ser captado pela área de RI. Além de comunicar, o RI deve estar apto a acompanhar continuamente o mercado, de forma a captar seus pensamentos e expectativas e propagá-los internamente.

As reuniões públicas, individuais, teleconferências, entrevistas coletivas ou simplesmente o contato diário com analistas e investidores são oportunidades para obter essa resposta e analisar as avaliações e expectativas do mercado em relação à companhia. Uma das atribuições do departamento de RI é identificar o melhor caminho para estimular essa interação. Um trabalho conjunto com as áreas de relações públicas e comunicação permite delimitar todas as oportunidades para pesquisar a imagem da empresa junto aos diversos agentes do mercado.

A partir da visão transmitida pelo RI, a companhia ganha uma oportunidade estratégica para observar a reação do mercado ao seu desempenho. Uma das principais vantagens desse retorno é a agilidade para antecipar demandas e oferecer aos investidores aquilo que eles esperam receber da empresa – maior transparência, novas táticas de relacionamento, melhor comunicação e, eventualmente, alteração dos projetos e mudança de rumos. Desse modo, o mercado de capitais passa a ser compreendido pela empresa também como uma fonte valiosa para aperfeiçoar suas estratégias.

A importância do alinhamento da comunicação

A comunicação, dentre muitas definições encontradas, pode ser sucintamente definida como a troca de informações entre pessoas. Quando feita por diversos meios, e em consonância, tende a ter melhor resultado do que se realizada de modo pouco abrangente ou não coordenado.

É dessa maneira que tem se desenvolvido a atividade de RI recentemente, não só trabalhando com a comunicação dirigida ao mercado financeiro, mas também preocupado em atingir outros públicos e potenciais interessados. Destacam-se, nesse trabalho, a interação, em especial, com as áreas de relações com imprensa, mídia e comunicação interna. Hoje não são tão raros casos de maior proximidade entre esses profissionais, ou até mesmo uma mesma linha de reporte para um executivo em comum.

Ao se desenvolver uma linha de comunicação também para outros públicos, o RI deve levar em conta as particularidades de cada um deles. É fator crítico para acessar públicos alternativos que a mensagem seja adaptada para a linguagem mais apropriada ao público em questão.

 

ALÉM DE DETECTAR DEMANDAS DO MERCADO, O RI É FUNDAMENTAL NA ARTICULAÇÃO DE LINHAS DE AÇÃO QUE AJUDARÃO A EMPRESA A ATENDER A ESSAS DEMANDAS.

SENDO A FUNÇÃO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES DEPENDENTE DE COMUNICAÇÃO EFICAZ, É FUNDAMENTAL QUE O PROFISSIONAL BUSQUE MAIOR INTERAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS DA COMPANHIA QUE TAMBÉM EXERCEM FUNÇÕES DE COMUNICAÇÃO (PARA PÚBLICOS DIFERENTES DAQUELES COM OS QUAIS RI SE RELACIONA PRIMARIAMENTE).