O ESTADO DA
ARTE NO BRASIL

A evolução da atividade de RI no mercado brasileiro trouxe o desenvolvimento de uma série de ferramentas diferenciadas de comunicação com os públicos estratégicos.

A expansão do uso da internet e dos recursos tecnológicos, como podcast, webcast, webinar, chat, videochat, redes sociais (twitter, facebook, linkedin) e blogs, está ampliando fronteiras nesse relacionamento. Dentre as demais alternativas estão as reuniões exclusivas (individuais) com investidores; apresentações itinerantes (road shows) que levam informações a várias regiões do País e do exterior; teleconferências (conference calls); contatos telefônicos e avisos por e-mail. Atualizar páginas e enviar e-mails para manter o mercado em dia com as informações da empresa também tem sido uma ferramenta de apoio fundamental (leia mais sobre isso no Capítulo 2 deste Guia, no item Investidores Pessoa Física).

O aumento do número de publicações em língua portuguesa também ajuda na disseminação das melhores práticas e de temas atuais. O Ibri tem investido no desenvolvimento do profissional por meio da disponibilização de cursos presenciais e on-line, elaboração de matérias e guias e realização de eventos com a comunidade de profissionais. Destaca-se ainda a publicação da Revista RI, de periodicidade mensal, como fonte de atualização e comunicação.

Um referencial importante para a comunicação com o mercado pode ser obtido com a leitura das recomendações do Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado (Codim), órgão criado em 2005 com o objetivo de criar parâmetros para orientar as empresas sobre a melhor forma de divulgar suas informações. É composto pelas seguintes entidades: Abrasca, Abrapp, Amec, Anbima, Ancord, Anefac, Apimec, BM&FBOVESPA, CFC, CVM, IBGC, Ibracon e Ibri (www.codim.org.br).

 

A APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS E DE INFORMAÇÕES SOBRE O DESEMPENHO DA COMPANHIA PARA O MERCADO É UM MOMENTO ESTRATÉGICO QUE DEVE SER EXPLORADO COM O MÁXIMO DE CUIDADO E EFICÁCIA PELO DEPARTAMENTO DE RI, ESTRITAMENTE DE ACORDO COM AS NORMAS ESTABELECIDAS PELO ÓRGÃO REGULADOR E COM AS MELHORES PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO NO MERCADO DE CAPITAIS.