PORTA-VOZ DA COMPANHIA ABERTA NO MERCADO DE CAPITAIS

A atuação do RI como porta-voz da companhia é peça-chave para criar e consolidar a reputação corporativa em vários níveis de comunicação. Ele é o porta-voz da empresa para a comunidade financeira (acionistas, analistas, investidores, bolsas de valores, órgãos reguladores e autorreguladores, imprensa especializada, dentre outros), e deve estar preparado para atuar tanto em tempos de calmaria como em momentos de crise ou adversidade. O RI deve compreender o que a comunidade espera, identificar demandas presentes e potenciais e indicar possíveis caminhos.

Para companhias que avaliam ingresso no mercado capitais, recomenda-se a estruturação da área de RI com antecedência.

Cabe ao porta-voz, também, compreender como funciona o setor em que a companhia está inserida, qual o seu posicionamento em termos relativos e absolutos, sua participação de mercado e liderança, concorrência e vantagens competitivas nos mercados interno e externo e a posição da companhia e do setor em termos de governança corporativa (participação em índices de sustentabilidade e de governança). É essencial conhecer os principais concorrentes, estar atualizado em relação ao desempenho destes, do setor e de todos os aspectos que podem representar ganho ou perda de vantagens competitivas.

Essa diversidade de conhecimento é indispensável porque o porta-voz assume a responsabilidade de fornecer informação de qualidade, assegurar o fluxo necessário de informações e identificar os momentos em que a confidencialidade é exigida. A qualidade da informação é um ponto crítico para o exercício da função desse profissional. Para garantir esse quesito, o porta-voz tem necessariamente de conhecer em profundidade o mercado de capitais e ter conhecimento multidisciplinar envolvendo as áreas de finanças, marketing, comunicação, legislação e regulamentação nacional e internacional. Ele tem ainda de estar preparado para responder sobre os pontos fracos e fortes, o que resulta em informações mais consistentes.

Informação tempestiva e de qualidade é a matéria-prima básica para a tomada de decisão dos agentes do mercado.

Nesse contexto, consultorias especializadas em RI e prestadores de serviço independentes produzem trabalhos, como a Análise Pós-Conferência e o Estudo de Percepção, com o intuito de identificar o impacto gerado pela comunicação ao mercado e de detectar possíveis falhas a serem corrigidas. A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), por sua vez, elabora a Pesquisa de Avaliação da Reunião, que traz a opinião dos analistas a partir de um questionário distribuído durante as reuniões públicas realizadas pelas companhias em conjunto com a Apimec.

Cabe ao porta-voz não apenas a tarefa de comunicar informações, mas participar ativamente do processo de melhoria da qualidade dessas informações. A montagem e o planejamento dessa tarefa exigem tempo e critérios rigorosos de preparação para que os profissionais estejam familiarizados com todas as divisões da companhia antes de assumir a posição de porta-voz.

O profissional de RI necessita estabelecer uma sintonia impecável com as políticas de comunicação da empresa em que atua. Com isso, é possível melhorar a qualidade e a tempestividade das informações ao mercado.

Vale lembrar que investidores, analistas e imprensa esperam sempre uma informação completa e no momento oportuno. É missão de um porta-voz competente chegar o mais perto possível dessa meta.

O profissional de RI necessita estabelecer uma sintonia impecável com as políticas de comunicação da empresa em que atua. Com isso, é possível melhorar a qualidade e a tempestividade das informações ao mercado.

 

DESSA FORMA, O RI PRECISA TER CONHECIMENTO DO MOMENTO ATUAL DA COMPANHIA E DAS ESTRATÉGIAS A SEREM ADOTADAS, PERMEANDO TAMBÉM AS ÁREAS QUE TRATAM DE INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS, ADMINISTRATIVAS, FINANCEIRAS, OPERACIONAIS, FUSÕES E AQUISIÇÕES, COMERCIAIS, INTERNACIONAIS, RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL, ÉTICA E RELACIONAMENTO COM A MÍDIA, A FIM DE TER DOMÍNIO SOBRE O ASSUNTO TRATADO E CAPACIDADE PARA TRATÁ-LO ADEQUADAMENTE.

AVALIAR A REAÇÃO DOS ANALISTAS, ACIONISTAS E JORNALISTAS ESPECIALIZADOS APÓS REUNIÕES PÚBLICAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS E PERSPECTIVAS, OU APÓS REUNIÕES INDIVIDUAIS, É UM BOM TERMÔMETRO DO DESEMPENHO DO PORTA-VOZ E UMA PRÁTICA QUE TODAS AS COMPANHIAS DEVERIAM ADOTAR PARA MEDIR SUA EFICÁCIA EM RI.